Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Diablo 3 surpreende com jogabilidade fluida para consoles; veja nosso teste VAI SER O MELHOR JOGO DO ANO

Diablo 3 foi lançado para PCs em 2012 e pôs fim à espera de quase uma década pela famosa e já consagrada franquia de RPG com elementos de hack-and-slash. Contudo, a Blizzard surpreendeu a todos com o anúncio de uma versão para PlayStation 3 e Xbox 360, com lançamento mundial em 3 de setembro e preço sugerido de R$ 159,90. O TechTudo testou o jogo e você confere abaixo o que agrada e desagrada na nova versão de Diablo 3.
Diablo 3 no PlayStation 3 (Foto: Reprodução)Diablo 3 no PlayStation 3 (Foto: Reprodução)
A jogabilidade nos controles
Durante o teste da demo foram disponibilizadas as cinco classes do jogo, os personagens já estavam no nível 35 e a dificuldade era a Pesadelo. Felizmente o primiero contato com a versão é positivo. O analógico esquerdo controla a movimentação do personagem enquanto o direito traz uma nova funcionalidade exclusiva, a esquiva.
Para as habilidades, o controle possui a seguinte ordem pré-definida: “X” ou “A” é a habilidade 1, “□” ou “X” é a habilidade 2, “∆” ou “Y” é a habilidade 3, “O” ou “B” é a habilidade 4, “R1” ou “RB” é a habilidade 5 e “R2”ou “RT” com a habilidade 6. Do lado esquerdo do controle, o “L1” ou “LB” é responsável pela utilização de poções e o “L2” ou “LT” para selecionar novos inimigos.
Menu Principaç de Diablo 3 (Foto: Divulgação)Menu Principal de Diablo 3 (Foto: Divulgação)
Para a porção central do controle temos o inventário do personagem no botão “Select” ou “Back”, enquanto o “Start” pausa o game, em jogos off-line, e gerencia o grupo. O D-pad, quando pressionado para cima, mostra as armas no inventário e que podem ser equipadas, além de demonstrar através de símbolos e setas se a arma é melhor ou pior que atual e em quais aspectos.
Já ao pressionar o D-pad para a direita, um portal para cidade é aberto e, quando pressionado para baixo, o mapa será exibido em primeiro plano e aumentado. Por fim, para a porção central do controle temos o inventário do personagem no botão “Select” ou “Back”. E o “Start” pausa o jogo, em jogos off-line, e gerencia o grupo.
Inventário da versão dos consoles de Diablo 3. (Foto: Divulgação)Inventário da versão dos consoles de Diablo 3. (Foto: Divulgação)
Uma interface amigável
Em relação ao inventário, a interface foi toda remodelada para que seja mais agradável utilizá-la no controle. No canto esquerdo da tela aparecerá uma imagem do personagem e em volta dele uma série de ícones que representam as regiões de equipamento. Cada ícone pode ser selecionado utilizando o analógico esquerdo e, para facilitar ainda mais, os desenvolvedores colocaram estrelas brilhantes que indicam que há algo novo para verificar.
Do lado direito do menu há uma lista de itens, como armas e armaduras dependendo de qual elemento foi selecionado, e logo após o item atualmente equipado. A comparação entre os itens é feita através de ícones e setas representando o ganho em dano, vida entre outros status. Ao pressionar “R1” ou “RB” abrem-se as abas superiores, nas quais visualizamos as habilidades, grupo, quests e história, respectivamente.
Comparação entre equipamento de Diablo 3. (Foto: Divulgação)Comparação entre equipamento de Diablo 3. (Foto: Divulgação)
As habilidades podem ser selecionadas e atribuídas aos botões, contudo durante a demonstração não foi possível adicionar o mesmo tipo de habilidade a diferentes botões, contudo, os organizadores garantiram que isso será possível no jogo completo.
Habilidades e funções extras
A jogabilidade também consegue manter os principais aspectos de hack-and-slash do jogo e adaptar-se magistralmente ao controle. Além da esquiva, a adição de funcionalidades como a aproximação automática da câmera quando os jogadores estão próximos uns dos outros, ou o distanciamento da mesma quando eles se encontrarem mais distantes ajudam na exploração dos mapas. Outro fator incorporado à versão dos consoles é o teletransporte automático de seu personagem para perto de um membro do grupo, caso haja um distanciamento muito grande entre você e os demais jogadores.
Algo que também foi adicionado ao jogo para facilitar a localização do personagem em meio a hordas de inimigos é uma luz com a cor representada pelo personagem surgirá dos céus, semelhantemente aos itens lendários. A iluminação aparece ao pressionar o analógico direito para baixo.
Demontração da jogabilidade de Diablo 3 (Foto: Divuldação)Demontração da jogabilidade de Diablo 3 (Foto: Divuldação)
A única função que não será contemplada pelos consoles é a casa de leilões, portanto não haverá uma economia para cada plataforma e você deverá comprar e vender itens diretamente com outro jogador. Uma vez que os vendedores NPC não terão seu valor de compra reajustados, compensará guardar um item valioso e negociar com alguém.
O multiplayer misto
As funcionalidades online como matchmaking, não foram abordadas na demonstração e, portanto, serão reproduzidas apenas as informações divulgadas pela desenvolvedora. Os multiplayers local e online poderão ser mesclados, segundo os representantes do jogo. Ou seja, você poderá convidar seus amigos para jogar em seu console e quem não puder estar fisicamente com os demais poderá participar online da partida. Lembrando que essa função se restringe aos dados das contas armazenadas em cada console e não contempla interações multi-plataformas.
Diablo 3 agora tem confrontos PvP com atualização (Divulgação) (Foto: Diablo 3 agora tem confrontos PvP com atualização (Divulgação))Diablo 3 (Divulgação)
O veredito
Diablo 3 no console não lembra nem de longe que é uma portabilidade dos computadores para os consoles. Com uma jogabilidade fluida, simples e totalmente adaptada aos controles, o jogo com certeza irá agradar até mesmo o fã mais pessimista da franquia. Os gráficos também são fiéis aos originais e não devem em nada aos PCs, fazendo com que essa versão de consoles seja essencial aos amantes da série e do gênero RPG hack-and-slash.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Blogger Templates