Jurassic World é o novo filme de uma das maiores séries de filmes. A saga, como tantos outros exemplos da indústria, inspirou dezenas de jogos baseados em sua história e conceitos. A geração 16 Bit, com o Super Nintendo e Mega Drive, receberam a maior parte desses títulos, mas até hoje temos jogos se passando nesse clássico parque de dinossauros. Confira os melhores deles.
Jurassic Park vem inspirando dezenas de jogos com dinossauros através dos anos (Foto: SuperSolace)
Jurassic Park (Super Nintendo)
A geração 16 Bits foi bastante rica para Jurassic Park, com jogos em vários consoles. A versão Super Nintendo era um jogo de ação com visão aérea na qual você explorava o parque como o Dr. Grant tentando encontrar uma rota de fuga. Um dos detalhes mais legais é que dentro dos prédios o jogo virava um FPS, onde você enfrentava os dinossauros nos moldes de Doom.
Jurassic Park (Mega Drive)
Apesar de partilhar o mesmo título que o jogo do Super Nintendo, a aventura no Mega Drive era completamente diferente, um título de ação e plataforma 2D com progressão lateral. Enquanto no console da Nintendo o destaque estava na visão em primeira pessoa, na Sega jogadores podiam encarar a história tanto do ponto de vista do Dr. Grant quanto de um Velociraptor.
Jurassic Park (Master System / Game Gear)
Considerando a potência limitada do Master System e Game Gear é impressionante a quantidade e qualidade de ação que conseguiram colocar nesse jogo. Você enfrentava os dinossauros do parque com três armas bem distintas, enquanto percorre trechos de jipe onde precisará enfrentá-los indiretamente, controlando apenas uma mira.
Jurassic Park (Fliperama)
Outro título marcante foi Jurassic Park para fliperamas, um jogo de tiro sobre trilhos com uma pistola que foi um dos primeiros a usar gráficos 3D em sua época. Ele era desenvolvido pela Sega e tinha uma cabine especial que lembrava o carro que os visitantes usavam no filme. Houve uma sequência baseada no segundo filme, Mundo Perdido: Jurassic Park, e até mesmo um terceiro jogo, porém dessa vez feito pela Konami.
The Lost World: Jurassic Park (Mega Drive)
A sequência de Jurassic Park ganhou um jogo no Mega Drive mais voltado para a exploração, lembrando ironicamente o original para o Super Nintendo, porém sem partes em primeira pessoa. Há também uma boa dose de ação, mas seus objetivos serão mais voltados para explorar novas áreas e alcançar locais novos. Algo divertido é que você poderá pilotar veículos livremente para se locomover.
Jurassic Park 2: The Chaos Continues (Super Nintendo)
Agora deixando toda a exploração e sutileza de lado, The Chaos Continues abraça plenamente o lado ação da franquia, trazendo um título nos moldes da série Contra ou mesmo Alien. No entanto, no jogo você trabalha para uma empresa que exige que você não mate muitos dos dinossauros, dando a opção de armas não letais para abatê-los temporariamente.
The Lost World: Jurassic Park (PlayStation One / Saturno)
O jogo de Jurassic Park na geração 32 bits voltou com a ideia de controlar tanto humanos quanto dinossauros. Você navega lateralmente pelas fases, porém com níveis de profundidade, como na sérieLittleBigPlanet. É possível jogar como um caçador humano, atirando, ou como vários tipos de dinossauro, matando inimigos e até mesmo se alimentando deles para recuperar energia.
Jurassic Park (Pinball)
Na grande época de ouro dos pinballs era comum ver mesas baseadas nos mais famosos títulos do cinema e muitas vezes eles surpreendiam em sua qualidade, como é o caso das mesas de Star Wars ou Jurassic Park. A arte da mesa era relativamente simples, mas ela contava com simpáticas miniaturas de dinossauros, incluindo uma cabeça de T-Rex que ficava se mexendo.
Jurassic Park: Operation Genesis (PlayStation 2, Xbox e PC)
Curiosamente, em meio a tantos jogos de Jurassic Park, demorou um bocado para haver um que permitisse que você simplesmente montasse o seu próprio parque dos dinossauros. Até houve algumas tentativas, mas sem muito sucesso. Operation Genesis pega um pouco do estilo de Zoo Tycoon e torna-se bem mais interessante ao trazer dinossauros para a fórmula.
Desenvolvido pela Telltale Games, especialista em jogos de aventura, Jurassic Park: The Game explora o Parque dos Dinossauros pelo ponto de vista de novos personagens que estavam na ilha quando ocorrem todos os problemas do filme e as criaturas escapam. Como foi um dos primeiros títulos da empresa a tentar colocar um pouco mais de ação, o equilíbrio não está tão bom quanto em jogos comoThe Walking Dead, mas ainda traz uma boa história.
Quais os melhores jogos baseados em filmes? Comente
0 comentários :
Postar um comentário