quinta-feira, 1 de maio de 2014
Dragon's Dogma: Dark Arisen (ANÁLISE)
Fabricante:Capcom Gênero:Ação / Aventura / RPG
Distribuidora:Capcom Online?Sim
Datas de lançamento:
EUA:23/04/2013 Europa:26/04/2013 Japão:25/04/2013
Informações adicionais e suporte:Resolução: 720p
Nº de Jogadores: 1
Troféus (inclusive Platina)
Disponível na PlayStation Store (brasileira inclusa)
Espaço necessário: 10 MB / 11,5 GB (versão download)
Downloadable Content (DLC)
Escrita por: Ivan Nikolai Barkow Castilho
Dragon's Dogmafoi um título lançado em 2012 para o PlayStation 3. Trata-se de um RPG que mescla diversos elementos de ação e aventura produzido por membros da Capcom que trabalharam anteriormente em séries comoResident Evil, Devil May CryeBreath of Fire: Hideaki Itsuno (DMC 2, 3, 4), Hiroyuki Kobayashi (RE4eKiller7) e Makoto Ikehara (Breath of Fire).
Agora, em 2013,Dragon's Dogma: Dark Arisenfoi lançado. Porém, não é uma sequência. É o mesmo jogo, com conteúdos disponibilizados para o título original, e uma área completamente nova. A Capcom justificou essa atitude (de lançar como um jogo novo) dizendo queDragon's Dogmanão teria suporte em receber o conteúdo. O preço desta versão, que portanto incluiDragon's Dogmae o conteúdo extra, é menor do que um lançamento normal: custa 39,99 dólares lá fora. É exatamente o mesmo tratamento queStreet Fighter IVrecebeu, quandoSuper Street Fighter IVfoi lançado.
Dado esses fatos, separamos a análise em dois tópicos: um que explica e detalhaDragon's Dogma(já que não analisamos o original) e outro que explica o queDark Arisenadiciona.
Dragon's Dogma
Dragon's Dogmacomeça com um guerreiro desconhecido se aventurando por um desfiladeiro, sendo desafiado por um dragão e que eventualmente chega a um templo. Após lutar com uma Chimera, a história é cortada e nos leva a diversos anos no futuro. Neste novo período, um dragão surge novamente - o que significa que é o fim dos dias. Dragões surgem sem aviso prévio.
O dragão em questão chega ao pequeno vilarejo de Cassardis e começa a destruí-lo completamente. O jogador se aproxima do dragão e é nocauteado. O grande ser alado arranca o coração do jogador, dizendo que ele é o "escolhido". Com esse fato, o herói agora é conhecido como "Arisen" e seu destino é achar e matar o dragão que roubou seu coração. Arisen parte em sua jornada e uma das primeiras paradas será a capital, Gran Soren.
Logo no início, você poderá customizar completamente seu personagem. Há inúmeras opções - seu rosto, formato da cabeça, estrutura física, voz, sexo, etc. Se você é do tipo que gosta de customizar as coisas, passará um bom tempo aqui. Depois, precisará escolher a sua classe ("vocação"): Fighter, Warrior, Mystic Knight, Strider, Ranger, Assassin, Mage, Sorcerer e Magic Archer (nem todas estão disponíveis inicialmente). Cada classe possui suas características únicas e, mais tarde no jogo, é possível mudar sua vocação. Portanto não é algo "definitivo".
Mas algo queDragon's Dogmapossui de diferente é o sistema de "Pawn". Pawns são guerreiros que seguem o Arisen cegamente e não são "humanos", apesar de parecerem ser. O que isso afeta no gameplay? Serão IAs que seguem o jogador aonde ele for e ajudando sempre que necessário. Um Pawn será o seu principal, que você pode customizar. Os outros dois podem ser escolhidos de duas maneiras: gerados aleatoriamente pelo jogo ou online - que seriam Pawns principais de outros jogadores que enviaram ao servidor quando foram dormir em um hotel do game. Em outras palavras, o seu Pawn pode ir a outras sessões e evoluir sem ser somente com você, assim como você pode escolher um Pawn de outro jogador para auxiliá-lo.
Pawns podem ser comandados com o D-Pad e com palavras como "Go", "Help" ou "Come". A classe dos Pawns também é algo importante - você precisa balancear esse aspecto. Um que saiba curar, como Mage ou Sorcerer, é indispensável. Os Pawns também conversam com o jogador o tempo todo, informando sobre o mundo ao seu redor - mas vale ressaltar que o Arisen é mudo.
O gameplay deDragon's Dogmaé excelente. Os comandos são simples: pulo, ataque fraco, ataque forte, defesa, etc. Mas uma das atrações é o sistema de "agarrar" nos inimigos maiores. É possível escalar praticamente qualquer inimigo grande - bem à láShadow of the Colossus. Ainda sobre o gameplay, única crítica é a falta de um sistema de lock-on. Mesmo sendo relativamente fácil atacar onde você deseja, um lock-on (principalmente em inimigos pequenos) poderia ajudar. Mas sim, muita coisa teria que ser repensada com uma característica dessas, principalmente nos inimigos maiores.
O mundo deDragon's Dogmaé gigantesco e muito bonito. Você passará horas andando por toda a região, admirando sua beleza. É inevitável comparações comMonster HuntereThe Elder Scrolls, principalmente com este último: o sistema de quests é muito parecido (incluindo sub-quests) e até os Pawns, mesmo sendo diferentes, lembram um pouco a ideia de parceiros deSkyrim.
Um problema neste mundo gigantesco deDragon's Dogmaé o frame rate (taxa de quadros por segundo). No mundo aberto não há problema, assim como nas cavernas/dungeons, mas nas cidades, onde há diversos NPCs, há uma queda brusca. É até compreensível, se levarmos em conta que todos personagens que você conversar possuem dublagem.
Dragon's Dogmapossui vários outros elementos conhecidos dos RPGs/aventura: sistema de dia e noite, sistema de stamina que lembraDemon's/Dark Souls(masDDé bem mais amigável nesse quesito, funciona mais como um motivo para você não correr tanto), inúmeros itens (você pode mesclá-los) e equipamentos (com lojas para comprá-los), muito "loot" (seus Pawns inclusive ajudam com isso), evolução de nível (tanto você, quanto seus Pawns, e até mesmo há uma evolução na sua vocação/classe, o que incentiva você a testar as outras) e a forma que o jogo progride ser totalmente baseado nas quests e sub-quests (encontre ela, faça o que se pede, ganhe XP/dinheiro, e encontre a próxima).
Dragon's Dogmaé fácil de ser jogado, mas se achar difícil, uma atualização (que está inclusa emDark Arisen) pode deixar o jogo mais fácil, ou até mesmo mais difícil. O sistema de Pawns deve ser bem explorado para facilitar sua vida. Além disso, se perder algum tutorial, você sempre pode rever todas as conversas e avanços da história na opção "Chronicle" do menu de pause.
Dragon's Dogmaleva cerca de 40 a 50 horas para ter sua história principal finalizada, e mais outras inúmeras para completar todas as side-quests. Em outras palavras, espere por mais de 100 horas para finalizar o jogo 100% em sua primeira vez.
Dragon's Dogma: Dark Arisen
Como dito no início desta análise,Dragon's Dogmarecebeu uma atualização neste ano chamadaDark Arisen.
A principal novidade é a ilha conhecida como "Bitterblack Island", que é localizada fora de Gransys. Os jogadores precisam enfrentar inimigos e descobrir tesouros lá.
Quem tem o save do jogo original, recebe 100.000 Rift Crystals, Ferrystones ilimitadas e o Gransys Armour Pack (que contém seis novas armaduras de graça). Você pode transferir o seu save e usá-lo emDark Arisen, para aproveitar diretamente o novo conteúdo. Porém, não baixe o patch de versão 1.01 (no momento desta análise, ainda não havia sido lançado o de 1.02). Seu save pode ficar corrompido e você perderá todo o seu progresso. A única desvantagem de jogar offline é que seu Pawn principal não poderá viajar para outras sessões e você não terá acesso aos Pawns de outros jogadores.
De qualquer forma, você pode aproveitar a jornada original deDragon's Dogmainteira, além do conteúdo extra.
Dark Arisenpossui 25 novos inimigos, novas skills para cada classe de personagem (o que gera por sua vez novas habilidades a serem masterizadas), 100 novos pedaços de equipamento, novos sets de armas e armaduras, mais opções de customização e até mesmo a opção de escolher a dublagem japonesa.
Para quem gostou deDragon's Dogma, o conteúdo extra deDark Arisenvale muito a pena ser conferido, mas infelizmente não justifica a compra de um novo jogo "só" para isso - exceto, é claro, se você se tornou fã do primeiro e está sedento por novidades. Por outro lado, se não jogouDragon's Dogma, esta é a sua chance:Dragon's Dogma: Dark Arisené o pacote definitivo.
-- Resumo --
+Customização
+Mundo massivo com quests variadas
+Trilha sonora
+Gameplay
+Conteúdo extra de Dark Arisen
-Frame rate em determinadas áreas
-Fiasco com o patch 1.01/perda de save (ponto negativo provisório)
-Lançamento confuso de Dark Arisen
-Conteúdo extra de Dark Arisen não justifica um jogo novo
Leia mais emhttp://www.ps3brasil.com/analise/291/
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário