Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Tudo Sobre Esse jogo maravilhoso .....(Tomb Raider 2013) recomendo ................


Tomb Raider
DesenvolvedoraCrystal Dynamics
Publicadora(s)Square Enix
DiretorCory Barlog
Noah Hughes (director criativo)
ProjetistaDarrell Gallagher
Escritor(es)Rhianna Pratchett1 2
Compositor(es)Jason Graves
MotorModified Crystal Engine3
Plataforma(s)PlayStation 3
Xbox 360
Microsoft Windows
SérieTomb Raider
Data(s) de lançamento5 de março de 20134
Gênero(s)Acção-aventura, sobrevivência,plataformas
Modos de jogoSingle player, multijogador5
ClassificaçãoInadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 18 anos i PEGI (Europa)
Permitido para maiores de 18 anos ELSPA (Reino Unido)
MídiaDisco óptico
Requisitos mínimos
Portal Portal  • Página do projeto WikiProjeto Entretenimento
Tomb Raider é um jogo eletrônico de ação-aventura produzido pela Crystal Dynamics e publicado pela Square Enix. É o décimo titulo da sérieTomb Raider e o quinto produzido pela Crystal Dynamics.7 O primeiro de uma nova continuação, o jogo está definido para não fornecer nenhuma correlação com os lançamentos anteriores da série, uma reinicialização que dá ênfase às origens reconstruídas da culturalmenteinfluente personagem principal, Lara Croft.8 9
É o primeiro videojogo Tomb Raider que tem uma classificação "M" (inadequado a menores de 17 anos) pela Entertainment Software Rating Board10 e "18" (inadequado a menores de 18 anos) pela Pan European Game Information (PEGI).11 Tomb Raider foi lançado a 5 de Março de 2013 para Xbox 360, PlayStation 3 e Microsoft Windows.4
Tomb Raider foi muito bem recebido pela critica especializada com uma média de 88/100 para a PlayStation 3 e 86/100 para Xbox 360 no site de pontuações agregadas Metacritic.12 13 No site GameRankings, teve a média de 86,70% para a versão PlayStation 3 e 87,73% para Xbox 360.14 15 Os gráficos a jogabilidade e a história foram os focos de elogio, enquanto que o multijogador foi a principal fonte de criticas.

História[editar]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Tomb Raider explora a intensa e enérgica história da origem de Lara Croft e a sua ascendência de uma jovem assustada até uma sobrevivente de forte instinto. Em busca de aventura, Lara parte para uma viagem à bordo do navio Endurance, comandado por Conrad Roth (seu mentor e antigo amigo de seu pai), em direção ao Triângulo dos Dragões, leste do Japão. Mas uma violenta e misteriosa tempestade atinge o navio, fazendo com que ele se destrua e encalhe nas praias da ilha.
Assim que Lara acorda, se encontra pendurada de cabeça para baixo em uma caverna de rituais sagrados. Ao se soltar, Lara perfura sua barriga, prova de que os dias seguintes serão dolorosos. Ao fugir da caverna, Lara descobre que a ilha é abitada por animais selvagens e por mercenários que estão presos na ilha à anos. Ao encontrar a bolsa de sua melhor amiga, Samantha "Sam", Lara encontra um walkie talkie, e a câmera que Sam usava para fazer um documentário sobre a viagem. Ao seguir adiante na ilha, ela encontra um barco salva-vidas e descobre que a tripulação do Endurance sobreviveu à batida.
Quando finalmente encontra um acampamento emprovisado, Lara assiste aos vídeos feitos por Sam, e revela que Lara trouxe a tripulação e seus amigos à ilha, e se sente culpada por isso. Uma das coisas que agradou os críticos, foi a humanização de Lara, por exemplo, quando ela começa a sentir os efeitos da desidratação e da fome. Lara sai para procurar comida e encontra um corpo pendurado de uma mulher, e vê um arco em suas costas. Ao pegar o arco, Lara consegue matar um veado, e voltar para o acampamento. Lá, ela consegue falar com Roth pelo walkie talkie, e ele lhe diz para encontrá-lo na praia da ilha.
De volta à floresta, Lara se encontra com Sam e com um homem que diz ser de um avião que caiu chamado Mathias, então ao ouvir a história de Sam sobre a deusa xamanista Himiko, lara desmaia, e ao acordar, se encontra totalmente sozinha. Desesperada, Lara é pega por uma armadilha e luta contra lobos. Então a tripulação do Endurance chega, sendo eles a mecânica Reyes, o cozinheiro Jonah, o expert em computação Alex, o capitão Grimm e o arqueólogo famoso Dr. Whitman. Eles decidem se separar: Lara e Whitman atrás de Roth e Reyes e os outros atrás de Sam e Mathias.
No caminho, Lara e Whitman descobrem que a ilha pertencia ao grupo social japones Yamatai. Então eles são sequestrados pelos mercenários da ilha e são separados. Ao fugir, Lara comete seu primeiro assassinato em legítima defesa, e então, finalmente consegue fugir. Então ela se encotra com Roth, que foi gravemente ferido na perna direita. Seu kit de primeiros socorros foi roubado por lobos selvagens e Lara parte para recuperá-los. Ao acordar, Roth lhe diz que ela deverá subir até a torre de transmissão da ilha para enviar um SOS para o continente.
No topo da torre, Lara consegue contato com um avião de resgate, mas uma misteriosa tempestade aparece e é possível ouvir uma voz feminina dizendo ninguém escapa. O avião cai e Lara quase morre numa queda de um precipício, mas sobrevive. Então ao perseguir o piloto que conseguiu escapar do avião num pára-quedas, vê ele ser assassinado pelos mercenários da ilha. Lara descobre que Sam foi sequestrada por Mathias e que está sendo mantida num antigo palácio japonês em ruínas, e Lara parte para salvá-la.
Ao ser atacada por mercenários, Lara foge para um rio de correnteza forte, que é sua única esperança, mas sendo arrastada pela correnteza e cai de uma cachoeira, abrindo ainda mais o seu ferimento na barriga. Fraca e desidrateda, Lara encontra um isqueiro e queima a ponta de uma de suas flechas para esterelizar seu ferimento. Então, Roth consegue se comunicar com ela e diz que ele está descendo a montanha atrás de Sam e Grimm.
Lara consegue encontrar um caminho montanhoso para o palácio. Mas no processo, mercenários sequestram Grimm e o torturam para fazer Lara se entregar, mas Grim luta com eles e os mata, mas acaba caindo da montanha e morre na queda. Lara consegue entrar no palácio e descobre que Reyes, Alex e Jonah estão presos. Após libertá-los, Lara vai atrás de Sam, e descobrem que eles a queriam usar para ressuscitar a deusa Himiko. Lara é presa, mas consegue fugir, porém fica desarmada.
Depois de recuperar seu arco e flechas, Lara encontra Sam e a salva. Então vê que as explosões subterrâneas destruíram o palácio e este está sendo explodido. Com a ajuda de Whitman, que também havia sido mantido no palácio, Lara consegue fugir para o vilarejo onde Roth à espera. Lara encontra Roth em um helicóptero. Porém vê que Reyes, Alex, Sam e Jonah estão encurralados pelos mercenários.
Lara então se lembra que eles não poderão fugir devido à tempestade e o ordena a voltar e aterrissar para salvar os outros. Então a tempestade derruba o avião e Lara desmaia na batida e o pioto morre. Após Roth salvar Lara, dois mercenários e inclusive Mathias aparecem param matá-los. Roth mata os mercenários, menos Mathias, que joga um machado na direção de Lara, mas Roth se vira na hora, acertando ele no lugar. Roth, mesmo com o ferimneto letal ainda dá alguns disparos e Mathias foge, mas Roth morre.
Então Sam, Jonah, Alex e Reyes chegam, para confortar Lara e cremar o corpo de Roth. Lara diz a eles que eles não podem fugir da ilha, mas Reyes, assombrada pela morte de Roth, age agressivamente com Lara, e diz que consertará um dos barcos elétrico do Endurance e voltará para sua filha, embora Lara lhe diga que as tempestades a impedirão. Lara fica uns momentos a sós com a fogueira que crema o corpo de Roth, e descobre que seus instintos lhe dizem para averiguar a relção entre Himiko e as tempestades, em uma tumba nas cavernas do palácio destruído.
Lara alcança os outros que estão consertando o barco na praia, e eles lhe pedem para ajudar Alex, que foi recuperar umas ferramentas nos destroços do Endurance. Lara encontra Alex e vê que sua perna está presa nos escombros e que os mercenários o encurralaram. Alex então vendo que ele não tem mais chance de sair com vida, ordena a Lara que fuja com as ferramentas. Esta, porém lhe dá um beijo de adeus e foje, enquanto Alex explode a sala e morre queimado. O Endurance então afunda de vez, mas Lara foje dos destroços.
Ao voltar a praia, Lara conta a notícia e ganha de Jonah um novo arco poderoso, e parte para encontrar as respostas para parar as tempestades, mas Reyes diz que assim que o barco estiver pronto, ela irá partir com ou sem ela.
Ao descobrir a ligação do poder de Himiko quanto as tempestades, Lara ouve Reyes e Jonah dizerem que Sam foi sequestrada pelos mercenários, e parte atrás dela. A chegar no templo sagrado de Himiko, Lara encontra Withman e o vê ser assassinado pelos guardiões xamanistas de Himiko, enquanto Mathias foje com Sam. Lara convence Reyes de que ela precisa ajuda-la a salvar Sam, levando o barco para o rio dentro da ilha, e pede para eles assegurarem a entrada do templo. Lara consegue chegar à tempo pro ritual de ressurreição de Himiko, e Mathias revela que ele iria uasr a alma de Sam para ressuscitar o corpo de Himiko. Lara mata os mercenários de Mathias e os guardiões de Himiko.
Na luta final entre Lara e Mathias, Lara consegue juntar suas famosas pistolas e as usa para matar Mathias. Então mata Himiko antes do ritual de ressurreição se completar e salva Sam, que embora esteja fraca, está viva.
As tempestades da ilha sessam e Reyes tem cartão verde para voltar para o mar e fugir da ilha. Então eles são resgatados por um navio e Lara diz que ela não está indo para casa.

Jogabilidade[editar]

Tomb Raider é um jogo em mundo semi-aberto que combina ação-aventura, plataformas, exploração, elementos de RPG e mecanismos de sobrevivência. Durante uma sessão de Perguntas&Respostas no Twitter, Karl Stewart disse que a campanha do jogo dura cerca de 12-15h. Juntamente com a história principal, os jogadores poderão fazer objetivos secundários, explorar a ilha e procurar por "Túmulos de Desafio" (Challenge Tombs).16
O jogo começa com Lara desprovida de quaisquer armas, ferramentas ou bens essenciais como alimentos e água, que o jogador deve procurar, a fim de sobreviver.17 Seções da ilha são restritas ao jogador até que Lara é capaz de realizar habilidades físicas específicas feitas através de um "sistema de habilidade", ou obtido o equipamento necessário para avançar.18 Nos acampamentos base frequente em todo o mundo, o jogador pode combinar pick-ups para criar novos itens, melhorar as habilidades de Lara e / ou realizar viagens rápidas para campos de base previamente descobertos para evitar grandes quantidades de backtracking.17 Há uma "ênfase muito maior" em combate, como em vez de usar um sistema de lock-on com o objetivo semelhante aos Tomb Raiders anteriores este jogo irá utilizar uma mecânica de pontaria livre.18
O jogo introduz um "instinto de sobrevivência" que Lara pode usar para resolver quebra-cabeças. Ela irá destacar itens úteis para uso se o jogador está preso numa resolução de um puzzle. No entanto, Lara só pode fazer isso enquanto está parada. Alguns elementos do mundo degradam-se quando Lara fica com eles por muito tempo. Quando o jogador salta para agarrar uma borda, Lara já não magnetizar para a próxima borda como nos capítulos anteriores. O jogador também será capaz de mudar de direção em pleno ar. Puzzles serão mais complexos do que os títulos anteriores, com elementos de fogo, água, vento e atrito. Mãos de ajuda e UI será reduzidos ao mínimo, exceto para indicações de objetos graváveis, itens de saúde, e durante eventos em tempo rápido.3

Multijogador[editar]

O quarto episódio de The Final Hours of Tomb Raider, visto no Youtube a 8 de Janeiro de 2013, anunciou que o jogo teria um modo multijogador. O multijogador foi produzido pelo estúdio canadiano, Eidos Montreal, muito conhecido por ter criado Deus Ex: Human Revolution. De acordo com os produtores, haverá três modos de jogo no multijogador, jogados em cinco mapas. Muitas das coisas disponíveis durante a campanha, estarão disponíveis no multijogador. Em cada jogo, há duas equipas inimigas: quatro sobreviventes e quatro "limpadores", ambos têm que eliminar a outra equipa ou tentar trazer provisões médicas para certos pontos do mapa. O jogador também pode criar armadilhas ou activar características especiais, dependendo do mapa utilizado.19

Desenvolvimento[editar]

Imagem conceptual da nova Lara Croft emTomb Raider, com uma pistola, um arco e um machado de escalada.
Seguindo Tomb Raider: Underworld, a Crystal Dynamics foi dividida em duas equipes, a primeira começa a trabalhar no próximo pilar seqüencial da franquia Tomb Raider, enquanto o segundo focasse no recém-criado spin-off da série Lara Croft (estreando com Lara Croft and the Guardian of Light em 2010)20 Após o pré-anúncio da mídia, enquanto o título do jogo estava sob embargo, em novembro de 2010, a Square Enix entrou com pedido de marca do slogan para o novo jogo Tomb Raider: "a Survivor is Born".21 Em 06 de dezembro de 2010, a Square Enix anunciou que Tomb Raider estava em produção há quase dois anos; "Square Enix Ltd. está animada para anunciar Tomb Raider, o novo jogo da Redwood City com base nos estúdio da Crystal Dynamics"22 O chefe do estúdio Darrell Gallagher disse: "Esqueça tudo que você sabia sobre Tomb Raider, esta é uma história de origem que cria Lara Croft e leva-a numa viagem que acabará por defenir o seu carácter".23 A Game Informer, website e revista, publicou uma capa do mundo exclusivo na sua edição de janeiro de 2011, bem como a cobertura exclusiva de emergentes detalhes diretamente daCrystal Dynamics a 12 de Dezembro de 2010.9 Tomb Raider será o primeiro jogo da série e deverá receber uma classificação "Mature 17 +" nos Estados Unidos.24
O modelo de Lara Croft é animado usando captura de performance compilado, uma técnica utilizada na edição anterior, Tomb Raider: Underworld.25 O jogo será o primeiro a usar o motor de jogo da Crystal Dynamics chamado "Crystal Engine".3
A 3 de junho de 2011, um trailer de nome "Turning Point", estreou na Electronic Entertainment Expo 2011, enfatizando que a data de lançamento será no terceiro trimestre de 2012.26
Darrell Gallagher, chefe de estúdio da Crystal Dynamics, anunciou em maio de 2012 que a data para o lançamento de Tomb Raider tinha sido adiada para o primeiro trimestre de 2013.27 Gallagher justificou assim o adiamento: "Estamos a fazer coisas neste jogo que são completamente novas em Tomb Raider e com um pouco mais de tempo para produzir permite-nos polir alguns aspectos para um nível que este jogo merece. Acreditamos que fizemos o correto e posso garantir que valerá a pena a espera."27
A 31 de maio de 2012, um novo video foi lançado online, apresentando mais aspectos da jogabilidade como caça, sobrevivência e ação, juntamente com elementos do enredo. O video também confirma a presença na ilha de personagens não jogáveis, muitos deles aparentemente pertencentes a organizações ameaçadores, parecido com capítulos anteriores da serie Tomb Raider.28
A 1 de junho a Square Enix e a Crystal Dynamics confirmaram que Tomb Raider vai ser lançado mundialmente a 5 de março de 2013.4
A 4 de Junho de 2012, na conferência de imprensa da Microsoft na E3 2012, uma nova demonstração da jogabilidade foi mostrada, representado ambiente destrutivo e outras interactividades, combate com stealth usando arco e flecha, eventos em tempo rápido e páraquedas.29
Durante o Verão de 2012, foram mostrados outros vídeos que mostravam a Lara a caçar, a explorar a ilha e a matar pela primeira vez. No total mostravam cerca de meia de jogo sem comentários durante a EuroGamer Expo 2012 em Londres a 27 Setembro de 2012. A 8 de Dezembro de 2012, foi mostrado outro video durante os Spike Video Game Awards. No inicio, foi feita uma introdução por Camilla Luddington e durante o evento, o video foi visto com uma orquestra musical, liderada pelo compositor do jogo, Jason Graves.30 Na semana seguinte, a IGN apresentou a "Semana Tomb Raider". De segunda a sexta foram mostradas previsões ao jogo, vídeos, detalhes sobre o sistema de evolução, ferramentas de sobrevivência e "túmulos de desafio".31
Em Janeiro de 2013, a Crystal Dynamics afirmou que Tomb Raider não fará uso de palavra passe para aceder ao modo online e que também não tem intenções de disponibilizar uma demo do jogo antes do lançamento, justificando dizendo que "não queremos estragar a estória."32 33

Voz de Lara[editar]

Keeley Hawes não regressou como Lara Croft em Tomb Raider, depois de completar Tomb Raider: LegendAnniversaryUnderworld, e Lara Croft e o Guardião da Luz. Sua contribuição se estende por um número sem precedentes de quatro anos; o maior papel de qualquer uma das atrizes Croft de voz em inglês. Em Dezembro de 2010, a Crystal Dynamics afirmou que está emcasting para a voz de Lara.34 A 26 de junho de 2012 a Square Enix revelou que a actriz britânica Camilla Luddington é quem irá emprestar o corpo e a voz a Lara Croft.35

Música[editar]

Um podcast foi revelado pela Game Informer em Dezembro de 2010 que mostrava um "pequeno vislumbre de uma música do próprio jogo".34 A faixa era composta por Aleksandar Dimitrijevic.36No entanto, seis dias depois, Karl Stewart, director global de marcas da Crystal Dynamics, clarificou a informação dada pela Game Informer; confirmando que "Alex Dimitrijevic está a compor para o video. Ainda não anunciamos oficialmente o compositor do jogo".37 A 8 de Junho de 2011, depois da estreia do video de apresentação "Turning Point", Stewart afirmou que "...esta peça não é peça em que ele [Alex Dimitrijevic] está a trabalhar".38
A 7 de Junho de 2011, Meagan Marie da Crystal Dynamics, expressou no blog oficial de Tomb Raider que "O nosso objectivo [é] ter a certeza que lançaremos uma banda-sonora".39 Stewart acrescentou "é um novo compositor e é alguém que trouxemos para trabalhar no jogo assim como nesta [video] peça" e que "iremos fazer um grande anuncio mais tarde durante este ano".38 O designer de som, Alex Wilmer, explicou que o compositor ainda não anunciado dirigiu um concerto de violino dentro do estúdio de forma a criar uma peça "muito intima".38
No quarto podcast Crystal Habit que foi lançado no blog oficial em Outubro de 2011, Marie falava com Wilmer e com o chefe responsável pelo som, Jack Grillo, acerca das suas colaborações com o ainda não anunciado compositor. Grillo disse que "Estamos a fazer a abertura... temos um esboço da estrutura narrativa e temos o nosso compositor a criar temas e texturas diferentes que abrangem todo o jogo", Wilmer disse também que a musica do compositor irá dinamicamente adaptar-se em-jogo; "...emocionalmente, para assim ir reagindo instantaneamente ao que acontece".40

Marketing[editar]

Na América do Norte, a GameStop oferece um "Challenge Tomb" para usar em-jogo, como bónus de pré-reserva. Na Best Buy as reservas tinham direito a Tomb Raider: The Beginnings, uma banda desenhada de 48 páginas escrita por Rhianna Pratchett. The Beginnings conta a história "como a viagem malfadada do Endurance se tornou". Essas reservas também contêm o fatoAviatrix Skin.41
Exclusivo para a Europa são a Survival Edition e a Collector's Edition. A Survival Edition contém um pequeno livro com arte desenhada, um mapa onde decorre a acção o jogo, um poster, um código para descarregar a banda sonora digital, um código para um pacote de armas e uma mochila impermeável. A Collector's Edition contém tudo o que tem a Survival Edition mais uma caixa metálica e uma estátua de Lara Croft de 8 polegadas (20 centímetros de altura). A estátua de Lara Croft pode ser alterada, para que possa receber (incluídas) um arco e flecha, uma caçadeira, um machado e uma arma.42 43
Exclusivo para a Amazon da América do Norte, os clientes que fizerem a pré-reserva do jogo terão acesso ao Tomb Raider: The Final Hours Edition, que inclui um livro com arte desenhada, um fato de caçador para Lara e uma cópia digital do livro The Final Hours of Tomb Raider para o Kindle Fire, escrito pelo jornalista de videojogos canadiano Geoff Keighley.44 45

Recepção[editar]

Tomb Raider foi muito bem recebido pela critica especializada com uma média de 88/100 para a PlayStation 3 e 86/100 para Xbox 360 no site de pontuações agregadas Metacritic.12 13 Os gráficos a jogabilidade e a história foram os focos de elogio, enquanto que o multijogador foi a principal fonte de criticas.

Criticas Profissionais[editar]

[Esconder] 
Resenha crítica
PublicaçãoNota
Edge8/1046
Game Informer9.25/1047
GameArena9/1048
GameSpot8.5/1049
Game Trailers8.5/1050
GamesRadar4.5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar half.svg51
IGN9.1/1052
Destructoid8.5/1053
Polygon9/1054
Digital Spy5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svg55
Giant Bomb4 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar empty.svg56
Eurogamer10/1057
Joystiq4 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar empty.svg58
VideoGamer8/1059
Pontuação global
PublicaçãoNota média
Metacritic88/100 (PS3)12
86/100 (X360)13
GameRankings86.70% (PS3)14
87.73% (X360)15
A Digital Spy deu a pontuação máxima ao jogo e referindo que "Com um elenco de personagens bem escrito, técnicas de produção poderosamente impressionantes, visuais sumptuosos, jogo de plataformas exigente e combate surpreendentemente agradável, Tomb Raider é definitivamente mais um lançamento para ser estimado."55
A revista Edge deu a pontuação 8/10 e afirma que "isto ainda é Lara Croft, uma das heroínas mais distintas dos videojogos – mas agora, ela tem uma personalidade que se estende para além dos limites do seu soutien. Se o propósito de um reinicio é redefinir uma personagem e prepará-la para o futuro, então temos aqui um trabalho bem feito.46
Matt Miller da Game Informer deu a pontuação de 9.25/10 e diz que "apesar do multijogador sem brilho não há absolutamente nenhuma razão para evitar o que de outro modo é uma das melhores aventuras de acção que já joguei."47 Carolyn Petit, editora da GameSpot, deu a pontuação de 8.5/10 e diz que Tomb Raider tem como pontos fortes a história, o combate "intenso", a jogabilidade, os inúmeros puzzles bem como os "túmulos de desafio". Como pontos fracos refere o multijogador "esquecível" e que a história, fora do universo Lara, é um pouco previsível.49 A GamesRadar deu a pontuação de 4.5/5 e diz que "a ultima aventura de Lara Croft é também a sua melhor" e refere que o jogo tem como pontos fortes a nova Lara Croft e o ambiente "cativante" do jogo, como pontos fracos refere o "desinspirado" multijogador e que as personagens secundárias são um pouco desinteressantes.51 A Destructoid partilha do mesmo sentimento ao dizer que Tomb Raider foi "firmemente produzido, competente tanto nos puzzles como nos combates, este é um reinicio que consegue ser inequivocamente superior aos seus antecessores."53
IGN deu a pontuação de 9.1/10 e refere-se a Tomb Raider como um jogo "bem escrito, simpático, emocionante, bonito e incrivelmente bem feito."52
A Polygon deu 9/10 ao jogo e diz que "é fácil apontar as muitas maneiras em que Tomb Raider empresta pedaços e peças de outros jogos populares dos últimos cinco anos, mas a Crystal Dynamics misturou estas forças díspares em algo notável. É cinematográfico no entanto é aberto, intenso e no entanto descontraído, fresco e no entanto polido.54 A AusGamers também comparou o jogo com outros títulos: "Tomb Raider reafirma a importância e o valor de se ter personagens femininas fortes e realistas nos jogos e ao mesmo tempo, e com sucesso, transpor muito do que as pessoas amavam sobre os títulos originais numa aventura que se sente soberbamente moderna. É melhor jogo Uncharted do que aquele que foi Uncharted 3."60
Bruno Galvão da Eurogamer deu a jogo a nota máxima e diz que Tomb Raider "entra diretamente para a lista dos melhores jogos desta geração." Elogiou muito os gráficos chamando-os de "estrondosos" e a história muito "envolvente". No entanto o multijogador foi a única fonte de criticas porque "demonstra em demasia a ainda pouca experiência que o estúdio tem com a componente multi-jogador."57

Controvérsia[editar]

Durante uma entrevista à Kotaku, o produtor executivo Ron Rosenberg afirmou que durante o jogo, Lara Croft "é feita prisioneira por ladrões na ilha. Eles tentam violá-la."61 Rapidamente esta afirmação causou consternação e controvérsia.62 O designer do jogo Darrell Gallagher acabou por negar essa afirmação, dizendo que um "dos momentos chave de Lara no jogo, que foi incorrectamente interpretada como 'tentativa de violação' é uma cena" onde "Lara é forçada a matar outro humano pela primeira vez. Nesta seleção particular, enquanto existe um ar sombrio e de drama na sequência, nunca irá mais para além do que aquilo que já foi publicitado. Assédio sexual de qualquer tipo não é categoricamente nenhum tema que estará presente neste jogo."61Pouco depois, voltou a haver controvérsia em volta da figura da mulher nos videojogos, de novo com outro titulo da Square EnixHitman: Absolution.63
O director criativo Noah Hughes clarificou mais tarde que a equipa de produção "quer criar um investimento emocional, para as pessoas entrarem no ponto de vista da Lara [...] Queremos que entres nela, que te preocupes, meter-te no papel dela e que este seja um momento intenso que você está a experimentar com a Lara, e nunca de um ponto de vista exterior."64

Prémios[editar]

AnoHonraPrémios
(em inglês)
Apresentado por
2011Melhor Jogo de Ação65Best of E3 2011Digital Trends
Melhor Reinvenção de Personagem66GamesRadar E3 2011 AwardsGamesRadar
Jogo Mais Valioso67E3 2011 MVG Award Winners
Melhor Demonstração (Escolha dos Leitores)68The Best Games of E3 2011GameSpot
Melhor Video69GameSpy's Best of E3 2011 AwardsGameSpy
Melhor Jogo de Ação70IGN's Best of E3 2011 AwardsIGN
Melhor Video70
Jogo Mais Valioso67E3 2011 MVG Award WinnersOfficial PlayStation Magazine
Melhor Jogo de Ação71The Shortlist Best of E3 AwardsShortList
2012Jogo Mais Valioso72E3 2012 MVG Award WinnersGamesRadar
Melhor Jogo73IGN's Best of E3 2012 AwardsIGN
Melhor Video73
Escolha dos Leitores74
Jogo Mais Valioso72E3 2012 MVG Award WinnersOfficial Xbox Magazine
Official PlayStation Magazine

Referências

0 comentários :

Postar um comentário

 
Blogger Templates